Dois Porsche 911 modificados subiram a uma montanha no Chile a 6.734 metros acima do nível do mar.
Nenhum outro automóvel alcançou uma maior altitude do que este Porsche 911 Carrera 4S de geração 992 com eixos portais. A 2 de dezembro 2023, a equipa da Porsche, liderada pelo piloto Romain Dumas, atingiu o pico mais alto da crista oeste do vulcão Ojos del Salado, no Chile, depois de fazer uma primeira abordagem até aos 5.791 metros em 2022.
Este é o vulcão ativo mais alto do mundo, para quem acompanha estes fenómenos geológicos, a pouco mais de 6.700 metros acima do nível do mar. O novo 911 C4S utilizou o seu motor de 3 litros turbo “flat-six” com transmissão manual de 7 velocidades.
O piloto Romain Dumas conquistou praticamente todas as disciplinas de automobilismo onde pilotou. Ele tem vitórias nas 24 Horas de Le Mans, Pikes Peak Hillclimb, 12 Horas de Sebring e nas 24 Horas de Nurburgring. Ganhou um campeonato de ralis da FIA, assim como participou no rali Dakar e tem o recorde absoluto de mais voltas no Nurburgring. Este foi apenas mais um dos records a juntar aos que já possuía.
Os 443 cavalos de potência do Carrera 4S ao nível do mar são mais parecidos com 150 cavalos a esta altitude, e com o efeito de redução de marchas dos eixos portais, este 911 estava bastante mais lento do que o habitual. Os 150 cavalos não são um valor exato, porque o turbocompressor no motor ajuda a reduzir o efeito da perda de potência de altitude, e é quase impossível obter valores exatos sem transportar um dinamômetro para o topo desta montanha. De qualquer forma, era muito menos do que o carro teria a 330 km de distância, na cidade costeira de Caldera.
De acordo com a Porsche, ambos os veículos estavam praticamente de origem, considerando o objetivo e o visual final.
Os dois carros foram equipados com bancos de fibra de carbono e cintos de cinco pontos. Os eixos portais (barra axial) foram adicionados para aumentar a distância ao solo (13,7 polegadas / 348 mm). Os eixos portais também tiveram o efeito de reduzir as relações da transmissão, permitindo obter uma maior precisão e suavidade do acelerador a baixas velocidades. Além disto, os carros foram equipados com uma leve proteção especial, mas extremamente resistente de fibra de Aramida na parte inferior da carroçaria para permitir um melhor deslizamento sobre as rochas.
O carro principal recebeu uma especial peça de tecnologia adicional – steer by wire – desenvolvida e fornecida pelo Grupo Schaeffler. O sistema chamado Space Drive foi capaz de responder às solicitações únicas e extremas do terreno do vulcão, oferecendo uma detalhada precisão e feedback para permitir que o piloto Romain Dumas colocasse o carro exatamente onde queria – muitas vezes enquanto subia encostas precárias e quase verticais.
Estes 6.705 metros são uma enorme altitude. Para contextualizar, a estrada pavimentada mais alta do mundo é a estrada Karkoram entre a China e o Paquistão, a cerca de 4.877 metros de altitude. Para comparar, a Serra da Estrela tem apenas 1.993 metros de altitude.
A equipa levou duas semanas a chegar ao cume, porque apenas subiam um pouco a cada dia para lentamente se ambientar ao aumento da altitude. Também estiveram presentes dois médicos durante todo o percurso para acompanhar o estado de saúde de todos os membros da equipa.
You must be logged in to post a comment.